terça-feira, outubro 29, 2002

Mais uma nova aquisição... e essa devo agradecer ao Chamb pela dica em seu blog.

Sim... como o Chamb disse, bem no formato Paris Lounge... isso quer dizer que deve pegar essa idéia... New York Lounge... London Lounge...

Paris Lounge e Berlin Lounge, ouvindo os dois, você consegue sentir a diferença musical e cultural. Nos CDs "by Day", Paris tem mais influência do lounge enquanto Berlin a influência mais forte é da música black (em muitos o Jazz assim como em outros o Hip Hop).

Mas uma coisa que me lembrou ouvindo este disco, muitas músicas com forte influência jazzística... lembrou-me um livro que li, se não me engano "A República de Weimar", que tratava da Alemanhã pós Primeira Guerra até a ascensão de Hitler. E o Jazz foi uma das coisas que invadiu a Europa na década de 20 do século passado. Aportando primeiramente em Paris, logo a Alemanha estava importando esse som.

Este livro tem um estudo muito bom sobre a época, diversas coisas curiosas você descobre que aconteceu numa época e num país que estava se reconstruindo. Assim como eles tinham a escola Bauhaus, direcionada a arquitetura, arte e design, nas boites (puteiros ou zona se preferirem) haviam uma super-estrutura para os shows, onde os palcos continham maquinário para movê-los e coisas assim.

Outra coisa é que neste período o homosexualismo cresceu muito na Alemanha. Os jovens, desempregados, começaram a ir para os campos "curtir a vida"... haviam muitos encontros e grupos homosexuais e se não me engano, o partido nazista começou a recrutar esses jovens para começar a fazer parte do partido... posso estar enganado, mas foi algo assim... e depois o Hitler vinha falar em limpeza racial...

Bem... 4 destaques do disco por Fernando Ribeiro:
by day
1. Bohemian Sunset - Jazzanova
5. Sneakin' - Jaffa (essa música é excelente... eu tinha ouvido e baixado pela internet, você encontra no site da Epitonic)
6. Hero Dead & Gone - De-Phazz
14. The Real Thing

by night
2. Moska - Salvador Group
3. Diary of Lost Girl - Christian Zimmerman
5. A Go Go - Trüby Trio
15. Beau Mot Plage - Isolee

Nenhum comentário: