segunda-feira, agosto 25, 2003

então... então...

estou aqui... novamente aqui... e eis que vou começar a falar... começar a falar sobre esta semana... maravilhosa semana... movimento, energia, informação, pensamento... tudo aglutinado... é um festival... não como uma bienal... bienal é para se ver, somente... era a Manifestação Internacional de Performance, onde além de se ver, você era convidado a pensar, discutir, conversar, etc...

e não tinha hierarquia não... eu me inscrevi... não fui convidado... na hora, tudo igual... cada performance com seu espaço e seu horário... cada um com seu peso... o mesmo peso... cada unidade contribuindo para um todo... será que alguém percebeu isto além de mim?

eu estava lá para pensar performance, também... será que alguém também estava!? sim... conheci pessoas que estavam pensando, vendo, etc...

e um grosso resumo... bem grosso e simples... o que até o momento consegui pensar e principalmente visualizar... sabe... sempre perguntam o que é performance... difícil responder... geralmente pensa-se em como é... não somente o que... no entanto, durante o festival parei-me para pensar o que era tudo aquilo que se passava lá... coisas muito diferentes que rodavam em volta de uma palavra: "performance"... de tudo que eu vi e ouvi falar, só consigo pensar uma coisa... performance... é work in progress... talvez: work in process... é o momento... é a sua relação com tal espaço e tempo... é tudo que está dentro e em volta da performance...

processo... processo... e cada um com o seu processo, e cada performer com seu modo de criação... seu modo de linguagem e comunicação... cada um ao seu modo... e o processo ali... durante uma semana...

e eu vi minhas performances dentro deste contexto... e eu consegui ver um pouco do que eu estava contribuindo... de como aquilo se somava a um todo... das especificidades... do pessoal... e do conjunto...

e a partir do fim... em momentos de reflexão... eis que já estou criando uma nova performance... e assim vai...

Nenhum comentário: