terça-feira, dezembro 17, 2002

Por mais que se diferenciem entre si comunidades de comensais, salões e cafés, no tamanho e na composição de seu público, no estilo de seu comportamento, no clima de raciocínio e na orientação temática, todos tendem sempre a organizar, no entanto, a discussão permanente entre pessoas privadas; dispões, para isso, de uma série de criteerios institucionais em comum. Em primeiro lugar, é exigida uma espécie de sociabilidade que pressupões algo como a igualdade de status, mas que inclusive deixa de levá-lo em consideração. Contra o cerimonial das hierarquias impões-se tendencialmente a polidez da igualdade. A paridade, cuja base é tão somente que a autoridade do argumento pode afirmar-se contra a hierarquia social e, por fim, até se impor, para o espírito vigente à época, significa a igualdade do simplesmente "meramente humano". Les hommes, private gentlemen, Privatleute constituem o público não só no sentido de que poder e respectabilidade dos cargos públicos não mais vigoram; também relações de dependência econômica não deveriam mais ser, em princípio, eficazes; leis do mercado estão aí suspensas, tanto quanto as do Estado. Não que se deva crer que, com os cafés, os salões e as associações tal concepção de "publico" tenha sido efetivamente concretizada; mas, com eles, ela foi institucionalizada enquanto idéia e, com isso, colocada como reivindicação objetiva e, nessa medida, ainda que não tenha se tornado realidade, foi, no entanto, eficaz.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da Esfera Pública:investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. p. 51-52.


Bem... este é um trecho em que Habermas fala sobre o surgimento da esfera pública. O "público" já existia nos gregos, mas era um espaço construído a partir da concepção do ato de falar. De poder falar e somente isso, não estar preso a nenhuma outra necessidade humana, como o trabalhar.

Esta parte acima trata-se da formação da esfera pública burguesa a partir do séc. XVIII. Já havia um público na época que era o representante do Poder Público, ou seja, formado pela aristocracia, côrte, etc. Começa a surgir nas cidades um novo espaço público a partir dos salões.

Ler isso lembra-me quando eu estava preparando a minha exposição Pingüins. Lembro-me de pensar o bar como o atual "espaço público" num sentido grego... ou seja, é o ambiente, hoje, onde a discussão, a conversa e a fala mais se proliferam... mais até do que a rua, a praça ou o parque, estes que estão mais relacionados a um espaço público instituido por um poder público.

Inserir os Pingüins nas mesas do bar era mais do que colocá-los em confronto com o público, mas sim inserí-los no contexto público...



Nenhum comentário: