segunda-feira, setembro 01, 2003

nessa semana tenho que me dedicar mais à minha pós...

sabem que há as pessoas místicas... e essas pessoas são demais... quando te pegam pelo calcanhar, te pegam forte... o que eu ouvi sexta, de uma pessoa mística, foi a indagação: o que você faz bem!? ou melhor, o que você tem certeza que faz bem...

grande pergunta... primeira coisa que consegui pensar... depois de algumas horas, é que eu sei ouvir e refletir muito bem... tenho certeza disso... mas logo veio a minha mente... a minha pós... eu tinha uma idéia para minha monografia da pós... algo bem centrado... localizado, focado... que seria delicioso de se trabalhar... mas como o Guran falou... tem um terreno pantanoso que acabarei caindo... a religião... pantanoso porque eu terei que ler muito e que pode ficar muito maior do que o é pedido...

bem... após a pergunta do místico... tive certeza que gosto de pegar projetos difíceis e tocá-los à frente... foi assim com minha monografia de graduação... então... a dificuldade é a religião... venha religião... isto não é problema...

e ontem fiquei muito triste... assisti ao Fantástico... ao ritual de funeral dos Bororos...
cada vez gosto menos dessas matérias jornalísticas... cada vez mais as vejos superficiais, usuais... a chamada era a de um Ritual que foi filmado a última vez a 50 anos... ritual lindo, de limpeza dos ossos, de toda uma crença... e o que eles falam, que a última vez foi filmado a 50 anos... e as imagens de 50 anos depois... pouca informação... muito pouca... mostraram um pouco os ritos... e mostraram como a igreja dominou aquilo... no fim... os ossos deveriam ser submersos num lago/rio... e o que acontece... vai para a igreja, para uma missa cristã e ser enterrada num cemitério cristão... pqp... que falta de respeito tremendo... que abuso cultural... no caminho para o cemitério... padre e auxiliares na frente... ostentando o poder da igreja literalmente... o "chefe espiritual" da tribo cantando... e que logo se indigna... é o único... e fica perguntando se não há nenhum bororo ali, além dele... mas o poder da igreja estava ali... e foi triste ver aquilo...

e depois ainda peguei um documentário... num outro canal... sobre umbanda, kimbanda, macumba, etc... nos países latinos americanos de influência espanhola... mas era principalmente no Uruguai e Argentina... de como essas religiões afro-brasileiras migraram para lá... e tinha um escritor uruguaio... não recordo o nome... mas fenomenal... e ele falou algo, de como essas religiões foram discriminadas e ainda o são... e ele falou algo assim: que o "desfavorecido socialmente" não tem cultura, tem folclore, não tem arte, tem artesanato...
e realmente, é a mais pura verdade... então Patrícia, realmente, o que é a arte brasileira!? vamos descobrir, um dia!?

Nenhum comentário: