segunda-feira, setembro 01, 2003

estava lendo algumas coisas de habermas...

eu queria ler completamente a Teoria do Agir Comunicativo, dele... mas só tem um problema... ainda não foi lançado em português... hehehe... essa é a principal obra teórica dele... sim, o centro, de onde tudo parte... e não tem publicado aqui... mas têm Consciência Moral e Agir Comunicativo... dá para pegar alguma coisa... mas é difícil...

mas tem a atitude performativa... de quando você assume uma posição de intérprete na estória, sai simplesmente de um observador... participa da "conversa"... são 3 sujeitos, 1 fala para que outro compreenda, o outro ouve com a intenção de compreender... e tem a 3 pessoa, que se externa de toda situação... torna-se um mero observador...
algo assim... não recordo direito... mas adorei isso... gostaria que mais gente por aqui adotasse uma atitude perfomativa...

tem muitas coisas sobre a teoria dele que estou descobrindo... e que batem muito com o que eu penso quando estou no ato da criação... gosto muito dessa estória em que o Discurso é para se chegar em um ponto comum entre dois lados... não há dialética, não há o convencimento... buscasse o entendimento...

gosto muito também disso que sai da linguagem pura... que não fica preso somente a signos, indo em direção do ser humano...

é provável que meu campo de pesquisa se abra para a hermenêutica... também...

Nenhum comentário: