quarta-feira, junho 11, 2003

faz tempo que estou querendo colocar algumas imagens de artistas... de influências... uma das grandes influências é o trabalho do italiano Piero Manzoni... ele era contemporâneo do Yves Klein e trocaram muitas figurinhas... e morreram cedo... se não me engano com uma diferença de 6 meses...

mas sabem a estória de questionar na arte... sim, sempre há um questionamento... mas há muito o de se voltar contra o sistema da arte... contra o suporte das artes, etc... Sim, no século XX um dos primeiros foi Duchamp, de modo totalmente conceitual... acho que o maior direcionamento dele contra o sistema de artes de sua época não foi o Urinol ou os demais ready-mades... mas sim a sua atitude de não produzir... se for comparar com Picasso... seu contemporâneo, são extremos... um que "cagava" arte e outro que pensava arte...

(ah... eu gosto muito de Duchamp... mas não agüento mais ouvir falar nele... parece que o cara é o ponto de referência... mas isso era a 90 anos praticamente, o Urinol está fazendo 90 anos... de lá para cá muitas coisas apareceram... e que de diversas formas são tanto quanto [senão mais] profundas que continuamente estudar Duchamp...)

Ok... voltando a vaca fria... Manzoni era um gênio... arte+diversão+reflexão... e sim, sempre com um cinismo e ironia... mas nada sádico ou ácido... eis alguns trabalhos dele


Escultura Viva, 1961


Ele transformava as pessoas em esculturas vivas, com a sua assinatura. Haviam 4 possibilidades de ser uma escultura viva, 1 era a escolha do próprio artista, a escultura viva teria que ter um modo diferenciado de viver, etc. 2. você poderia transformar um pedaço do corpo em escultura viva... havia um 3o. que não recordo no momento (o que, você acha que isso foi preparado, é!? rs), e o 4o. é que você poderia pagar para ser uma escultura viva...


A Base do Mundo, 1961


A foto está de ponta-cabeça, sim... mas porque é a base do mundo... simples... como aqueles globos tem suas bases...

divertido, não!? divertidíssimo!!! Adoro esse trabalho...


Merda de Artista, 1961


Exato... é isso mesmo que você está imaginando... Ele enlatou sua própria merda... e saiu vendendo ao preço corrente do ouro... (se não me engano)... As latas seguem os padrões específicos da indústria e foram produzidas umas 90.
Ouvi dizer que umas estouraram...

acho que por enquanto é isso... e recordei-me que o último artista de quem falei por aqui (ou no meu blog antigo...) foi a Orlan...

problemas no Haloscan... mas podem comentar depois... sempre vejo os comentários dos meus posts antigo...

Nenhum comentário: