Eis o evento do qual estarei participando nesta quarta-feira!
Quarta-feira às 20 horas : “Ocupação do Espaço Público”
"Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra".
(Hanna Arendt)
Michele Moura (Bailarina)
Henrique Saidel (Diretor Teatral)
Newton Goto (Artista Multipadronagem)
Tom Lisboa (Artista Visual, Mestre em Comunicação e Linguagens)
Fernando Ribeiro (Artista Plástico e DJ)
E o público
Segundo Hannah Arendt em “A Condição Humana”: “O termo “ público ” denota dois fenômenos intimamente correlatos mas não perfeitamente idênticos. Significa, em primeiro lugar, que tudo o que vem à público pode ser visto e ouvido por todos e tem a maior divulgação possível...Em segundo lugar, o termo “público” significa o próprio mundo, na medida em que é comum à todos nós e diferente do lugar que nos cabe dentro dele.”
Pensar a experiência artística no espaço de realização da condição humana.
* O projeto Amigos dos Amigos que ocorre em Curitiba entre os meses de setembro e dezembro de 2004 é uma iniciativa do diretor teatral Fábio Salvatti,da atriz Ana Clara Fischer e da artista/pesquisadora Margit Leisner.
“Amigos dos Amigos” sugere formalmente uma ação de representação de meios de cooperação entre artistas locais. Formas que se originam de afinidades geográficas, da identificação dos “nós” de uma rede e de relações de troca subjetiva entre os “nós”.
Há ainda outras possibilidades de denotação desta “grife”. Neste aspecto, ”Amigos dos Amigos”, no espaço de representação que é o palco, vem re-significar a noção de ocupação relacionada às denotações que seguem:
Na Internet, é cada vez mais comum a prática indiscriminada do SPAM, envio de correspondência eletrônica com anúncios comerciais, campanhas eleitorais, anedotas e demais material caracterizado como “Lixo Eletrônico”. Uma das atuais modalidades de SPAM tem sido a prática do FoF (Friends of Friends), que é o envio dessa correspondência pouco relevante para uma lista de “amigos” e também para a lista de “amigos dos amigos”.
No dia 13 de junho de 1994 o chefe do tráfico de drogas do Complexo do Alemão (RJ), Orlando Jogador, foi assassinado por Uê, o “dono” do Morro do Adeus. Os dois eram líderes do Comando Vermelho que estavam em liberdade naquele momento. Uê foi expulso do CV e criou junto com Celsinho da Vila Vintém o “Amigos dos Amigos”, que se associou ao Terceiro Comando e se tornou a facção mais violenta do crime organizado no Brasil. Uê foi assassinado em 2002, dentro do presídio de Bangu 1, a mando de Fernandinho Beira-Mar, integrante do CV e um de seus principais desafetos.
“Amigos dos Amigos” é também um eufemismo que se refere ao “toma lá, dá cá”, ao “jeitinho”, às práticas políticas menos nobres, como o loteamento de cargos públicos, o tráfico de influências, a corrupção ativa e passiva em nosso país.
O tema do presente projeto é a ocupação de espaços através de colaborações. Por isso a escolha do nome que está associado ao mesmo tempo, à tomada inescrupulosa do espaço virtual; a consolidação de um “poder paralelo” que ocupa tanto um espaço geográfico quanto jurídico; e a indistinção entre os espaços públicos e privados na gestão do poder público.
No presente projeto estão envolvidos mais de 60 artistas, dentre equipes das leituras dramáticas e convidados para os encontros.
Tenha um bom dia e acompanhe a programação.
? “Elisaveta Bam” – Daniil Charms (Rússia) 28.09
? Ocupação do Espaço Público 29.09
? “A Velha” – Daniil Charms 12.10
? A Formação do Artista 13.10
? “Mulheres sonharam Cavalos” – Daniel Veronese (Argentina) 19.10
? O Exercício da Crítica 20.10
? “Open House” - Daniel Veronese 26.20
? Grife em Arte 27.10
? “Casamento Palavrakis” – Angélica Liddel (Catalunha) 23.11
? Tecnologia x Ditadura da Forma 24.11
? “A Falsa Suicída” - Angélica Liddel 07.12
Terrorismo Poético 08.12
Nenhum comentário:
Postar um comentário