quinta-feira, junho 17, 2004

e aquela mina lá já está em casa... bem... e sendo bem tratada...

hoje é o último dia de minha exposição... talvez seja prolongada... assim eu espero... tendo fotos... trago-as para cá!

e desse modo... passando, correndo... encontrei esse trecho num novo livro... que está em minhas mãos... tem um pouco haver com o que falei abaixo... talvez muito haver. Fiz aquela coisa básica, compra livro e já vai fuçar o miolo, ver os tópicos que te interessam, ler uns trechos e assim, realmente começar a ler. Não sei se é mania geral, mas é a minha... e eu falei em ética abaixo... tenho pensado nela... até, mas recordo-me que a palavra chave era política, ao invés de ética... deixe-me retomar meus estudos...

ah, o trecho:

"Max Weber definiu o poder como a possibilidade de impor a própria vontade ao comportamento alheio. Hannah Arendt, ao contrário, concebe o poder como faculdade de alcançar um acordo quanto à ação comum, no contexto da comunicação livre de violência. Ambor vêem no poder um potencial que se atualiza em ações, mas cada um se baseia num modelo de ação distinto." Jurgen Habermas.

FREITAG, B. ROUANET, S. P. (Org.) Habermas: Sociologia. São Paulo: Ática, 2001. pg. 100

E acabo de me lembrar... Habermas tem a Teoria do Agir Comunicativo... ação... Arendt tem a ação como uma das bases para a política, para a existência de uma pluralidade... ação... e performance, para mim... ação... e disso tudo, muita coisa ainda vai sair...

Nenhum comentário: