terça-feira, agosto 03, 2004

Faz uns 2 anos e meio que eu comecei a andar pelo meio de música eletrônica curitibano. Uma experiência nova que agora vai se transformando em velha... na realidade pouca coisa muda dentre os outros meios que andei. Mas tem uma coisa que anda me incomodando, principalmente lendo fóruns sobre o assunto: a mitificação.

Olha, acho que desde a década de 80 não vejo tanta mitificação, deusificação, quanto era a dos Supers Stars... lembram disso!? Hoje, na música eletrônica em Curitiba, é quanto aos DJs. Se você falar mal de um desses DJs Mitos, prepare-se para ser apedrejado em praça pública, escurraçado, por mais que você tenha razão. E o mais divertido é que esses DJs Mitos muitas vezes estão longe dessa realidade da mitificação, não ajudaram diretamente para que isso acontecesse.

Creio que isto seja um certo tipo de fundamentalismo cultural, onde as pessoas são inseridas dentro de um contexto com conceitos de verdade já impostos. É muito parecido com algo do tipo talibã, ou mesmo qualquer extremo, seja de direita, esquerda, etc... Há quase uma religião fundamentalista atrás de alguns DJs...

Fato engraçado no meio eletrônico curitibano: muito se fala... e somente se fala. Quer dizer... pensando bem não é só no meio eletrônico não. Em Curitiba tudo é publicidade, no sentido de estar e ser visto no público. Ou seja, se você fala que faz ou mesmo se você fala e fala e fala... não precisa fazer, isso já basta. Numa discussão sobre qual DJ que o 'povo' quer ver aqui em Curitiba, além dos DJs-Mitos outros não, surge um nome curioso, o Julião. DJ do underground paulista, até a pouco tempo atrás só se ouvia uma pessoa clamar por seu nome aqui na cidade. Sim, ele ainda não é um DJ-mito. Pode ser e creio que para ele não vai fazer nenhuma diferença. Mas a questão é que o povo 'clama' por Julião... ele tem que vir... o impressionante é que recentemente ele veio... faz uns 2 meses, e desse povo se apareceu 1 ou 2, foi muito, pois o público da noite foram de 6 pessoas.

A dúvida que surge, já que este fenômeno é algo recente, os DJ-Mitos conseguem carregar o povo!? Pois o povo fala, mas não se sabe a garantia de sua presença...

Nenhum comentário: