quinta-feira, janeiro 22, 2004

então... começando o relatório...

logo após o natal... passei 10 dias em São Francisco do Sul, mais especificamente na região da Prainha... fazendo o que lá!? oras, uma pesquisa de campo antropológica.

Esta região de "São Chico" (para os íntimos) é conhecida por ser um ponto de parada (e talvez reprodução) de uma espécime cada vez mais numerosa: os "tigrões" ou tigradas, que seja.

O termo Tigrão é muito interessante, pois surgiu do próprio âmbito desta complexa sociedade. A Legitimação veio através de uma tribo localizada no Sudeste brasileiro. Mas já houve uma auto-identificação pelo resto do Brasil. Muito interessante. Em poucas sociedades percebe-se uma identificação imediata.

Mas na região da Prainha... destacava-se esta sociedade pela sua dependência num objeto do homem civilizado... o automóvel... diversos rituais eram possíveis de presenciar a qualquer hora do dia... com os automóveis encostados, porta-malas abertos, eles soltavam sons inaudíveis para a nossa sociedade, e na sua frente ficavam dançando... é um rito de acasalamento...

Em dias de sol, percebe-se que há uma diferença, provavelmente de classes... alguns tigrões, com caminhonetes, jogavam uma lona atrás da própria e enchiam de água... transformavam o automóvel numa piscinamóvel... impressionante... a evolução do som para a piscina é algo incrível...

e a noite... bem... não sei... porque quem tem, tem medo...

mas foram boas experiências antropológicas... espero logo publicar o estudo... depois... mais 2 dias em Barra Velha... velha Barra Velha... e... logo após almoço em Laguna... e chega de praia! (continua no próximo capítulo)

Nenhum comentário: